WMSA LOGÍSTICA

Blog sobre Logistica, Transporte e Armazenagem

Porque INOVAR ?

As empresas buscam inovação porque querem aumentar o seu desempenho com ganho de vantagem competitiva e lucros.

Veja o ganho de vantagem competitiva que pode ser obtido por meio de:

Aumento da demanda: dependendo da elasticidade da demanda, criar novos mercados, diferenciar-se de competidores com o aumento da qualidade que garanta margem mais elevada do que seus concorrentes, para conquistar participação de mercado e obter ainda mais lucros.

Redução de custos: aumentar margens aos preços vigentes que lhe propicie vantagem de custo sobre seus concorrentes, advindas de aumento da eficiência e da inovação em seus processos.

Aumento da capacidade de inovação: a capacidade inovadora de uma empresa está inserida em sua força de trabalho. Empregados capacitados são considerados recurso-chave de uma empresa inovadora. Sem trabalhadores capacitados, a empresa não conseguirá dominar novas tecnologias e, muito menos, inovar. A capacidade de inovação consiste em um conjunto de fatores que a empresa deve ter para combiná-los de maneira eficiente.

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A inovação pode ser dos seguintes tipos:

• Inovação de Produto (Bem)

• Inovação de Serviço

• Inovação de Processo

• Inovação de Marketing

• Inovação Organizacional

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Inovação de Produto (Bem)

É a introdução de um bem novo ou significativamente melhorado, no que concerne a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais.

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Há uma diferença entre um bem “novo” ou “significativamente melhorado”. Uma pequena mudança não é suficiente para caracterizar a inovação de um produto.

A inovação de produto pode estar nas características e funcionalidades totalmente novas, mas também pode estar na sua forma de utilização.

Um produto já existente na empresa e que começa a ser vendido para um novo mercado, para atender a um novo uso, também é inovação de produto.

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Inovação de Serviço

É a introdução de um serviço novo ou significativamente melhorado, no que concerne a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais.

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Uma pequena mudança em um serviço já oferecido não é o suficiente para caracterizar a inovação de serviço.

A inovação de serviço tem de ter agregado valor aos serviços oferecidos pela empresa.

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Inovação de Processo

É a implementação de um método diferenciado de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares.

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Uma pequena mudança em um processo já realizado não é o suficiente para caracterizar a inovação de um processo.

A inovação de processo pode estar na implantação de uma nova técnica de produção, na melhoria significativa em um equipamento do processo produtivo, na melhoria significativa de um software de controle dos processos de produção ou, ainda, na melhoria de um processo de distribuição dos produtos junto aos varejistas.

A inovação de processo deve adicionar valor aos processos produtivos da empresa.

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Inovação de Marketing

É a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto no mercado, em sua promoção ou na fixação de preços.

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Qualquer pequena mudança em anúncios ou propagandas já oferecidas não é o suficiente para caracterizar a inovação de marketing.

A inovação de marketing pode estar na implantação de uma nova técnica de promoção de um produto, na melhoria significativa na embalagem ou design de um produto.

A inovação de marketing tem que ter agregado valor aos produtos da empresa ou à forma de divulgação, promoção e venda.

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As MOTIVAÇÕES para que a empresa se torne competitiva por meio de inovações são:

1 Quando fazer o que sempre foi feito não trouxer mais resultado.

2 Quando os clientes não escolherem a sua empresa entre as suas preferidas.

3 Quando a qualidade não é mais diferenciadora.

4 Quando a imagem da empresa estiver associada ao passado.

5 Quando o curto prazo impedir a formulação de uma estratégia e uma visão de futuro.

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As ações para que a empresa continue competitiva:

• Acrescentar funções que atraiam consumidores em busca de comodidade (simplicidade, conveniência de uso) ou atraiam aqueles que não estavam bem servidos.

• Adotar modelos de negócio não tradicionais, que se sofisticam com a entrada de concorrentes.

• Entrar em nichos de mercado que os concorrentes não se atentaram.

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S E B R A E

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Informação

Publicado às outubro 29, 2012 por em Marketing e marcado , , , , , , .
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