WMSA LOGÍSTICA

Blog sobre Logistica, Transporte e Armazenagem

Metodologias para o mapeamento do ambiente operacional

Metodologias para o mapeamento do ambiente operacional

Metodologias

Descrição Básica

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Análise estruturaldo setor (Modelo

das cinco forças

de Porter)

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A análise de competitividade, desenvolvida por Porter (1986) avalia as características estruturais dosetor no qual atua a empresa em termos de cinco forças competitivas: ameaça de novos concorrentes

que ingressem no setor; intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes; ameaça de produtos

substitutos; poder de barganha dos fornecedores; e poder de barganha dos clientes. Porter argumenta

que o potencial de lucro de um setor depende das interações entre essas cinco forças. O desafio é

localizar uma posição em um setor no qual a empresa possa influenciar favoravelmente esses fatores ou

se defender com eficácia da influência destes. Quanto maior a capacidade da empresa em influenciar

favoravelmente o ambiente de seu setor, maior é a probabilidade de auferir retornos acima da média.

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Análise do tamanhoe crescimento do

mercado

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Estes estudos geram estimativas do tamanho de mercados dos principais gestores e são informaçõesimportantes que permitem uma avaliação do potencial crescimento do negócio. Estes indicadores sinalizam

o teto de um setor e, portanto, as possibilidades de ganho dos mesmos. Por esse motivo, é uma

das informações importantes adotados pela Direção nas suas decisões de entrar ou não em um novo

negócio. São utilizados diferentes métodos para a obtenção de informações que permitam a realização

destes estudos, tais como: contratação de empresas de consultoria especialista neste tema, internet,

revistas especializadas, relatórios de associações setoriais etc.

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Análise estratégicada concorrência

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A análise da concorrência deve gerar um sistema de informação que permita à empresa identificar osobjetivos futuros, estratégias atuais, suposições e capacidades das empresas que são suas concorrentes

diretas. São utilizadas diferentes técnicas para a criação deste sistema, tais como: estudos de benchmarking

competitivo, contratação de empresas de consultorias especializadas neste tema, internet, revistas especializadas

e participação em congressos e feiras.

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Análise de ciclo devida do setor

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O ciclo de vida do setor são estágios temporais pelos quais muitos setores, mas nem todos, passam.Esta idéia sugere que a maioria das empresas obedece a um ciclo composto por quatro etapas:

introdução; crescimento; maturidade; e declínio. Esta análise permite estabelecer as estratégias mais

adequadas de acordo com a posição do setor em uma das etapas descritas anteriormente.

Análise deatratividade do

setor

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Os estudos de atratividade podem ser realizados por meio de diversas metodologias. Abaixo, as principaisetapas que, tipicamente, fazem parte de uma análise desta natureza:

• identificar os fatores externos críticos que impactam a atratividade do negócio (vale ressaltar que

este fatores podem ser classificados em cinco categorias: mercado, competitivos, econômicos e governamentais,

tecnológicos e sociais);

• avaliar o grau de atratividade de cada um dos fatores identificados, tanto para o presente como para

o futuro; e

• extrair dessa análise as oportunidades e ameaças relacionadas ao Negócio.

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FORÇAS MACROAMBIENTAIS

Econômicas • Produto Interno Bruto• Taxas de juros

• Taxas de inflação

• Lucros do setor econômico

• Renda pessoal disponível

• Disponibilidade e custo de energia

• Mercado de trabalho

• Níveis de emprego

• Taxa cambial

• Produtividade setorial

• Políticas de incentivo

• Outros

Tecnológicas • Gastos em pesquisa e desenvolvimento dogoverno e do setor

• Tecnologias que afetam os processos e produtos

• Tecnologias de informação

• Novos equipamentos e soluções

• Outros

Social
• Taxa de crescimento demográfico• Distribuição etária

• Mudanças no estilo de vida

• Níveis educacionais

• Costumes

• Crenças

• Expectativa de vida

• Outros

Político-Legais • Tipo de governo• Progresso na aprovação de leis

• Estrutura dos partidos políticos

• Barreiras de importação

• Leis tributárias

• Leis de proteção ambiental

• Leis trabalhistas

• Leis do consumidor

• Regulamentações compulsórias e voluntárias

• Outros

F N Q – F u n d a ç ã o. N a c i o n a l d a Q u a l i d a d e

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