WMSA LOGÍSTICA

Blog sobre Logistica, Transporte e Armazenagem

TRANSPORTES

Dinâmica de Fiscalização de Peso nas Rodovias

ABORDAGEM

1. VeícuLo

– Configurações de eixos .

– Dimensão: comprimento da combinação se for o caso.

– Verificação na cabina do veiculo: Tara/Lotação; PBT PBTC, CMT e capacidade legal.

CRVL (documento (s) do (s) veículo (s)

-Placa – conferir o documento com o veículo.

-Capacidade – PBT/CMT.

-N° de eixos.

2. Medição do Peso através da balança (o que verificar?)

– Pesagem dos eixos.

– Soma da pesagem dos eixos.

– Verificar a capacidade do PBT ou PBTC (configuração dos eixos).

-Confrontar o PBT ou PBTC com a CMT.

-Confrontar o peso registrado com o peso regulamentado e + 7,5% de tolerância para os eixos.

-Confrontar o peso registrado com o peso regulamentado e + os 5% de tolerância para o PBT ou PBTC, pois na CMT não tem tolerância.

3. Medição do Peso através da Nota Fiscal (documento fiscal) O que verificar?

– Verificar a carga liquida através do documento fiscal apresentado.

– Verificar a Tara (na cabina ou parte externa do veículo).

– Somar: Tara + lotação = PBT ou PBTC.

– Comparar o peso registrado com o regulamentado, com o PTB ou PBTC de acordo com a configuração de eixos.

Observação: Pela Nota fiscal não tem tolerância.

4. Existindo excesso verificar se está nos eixos ou PBT/PBTC ou ainda na CMT. Havendo excesso em todos deverá ser expedido Auto de Infração de Trânsito cumulativamente, ou seja, para todos os excessos.

CMT – Capacidade Máxima de Tração

PBT – Peso Bruto Total

PBTC – Peso Bruto Total Combinado

“V a l d e m a r d e G o d o y / V i l s o n V. M a c h a d o

Vilson V. Machado”

Informação

Publicado às maio 10, 2012 por em Transportes e marcado , , , , , , .
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